BARRO PRETO – PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA TESTE RAPÍDO DO CORONAVÍRUS EM TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE.

25/06/2020 às 14h30

A Prefeitura Municipal de Barro Preto através da Secretaria de Saúde está realizando teste rápido em todos os funcionários que trabalham na área da saúde para identificar se alguém está contaminado pelo vírus do Covid-19, evitando assim mais casos de contaminações no município.

O teste rápido é realizado através da amostra de sangue, e o resultado fica pronto em poucos minutos. Mas independente do diagnóstico, é necessário que os cuidados continuem após a testagem, com a devida higienização das mãos, distanciamento social e uso correto da máscara de proteção.

É importante esclarecer que a aplicação segue os critérios estabelecidos e recomendados pelo próprio Ministério da Saúde, como a indicação por um médico ou profissional de saúde, após uma avaliação clínica.

Além dos testes rápidos, foi intensificada a higiene do hospital e dos postos de saúde, adotando novas medidas de segurança por conta do Coronavírus, inclusive, todos os colaboradores da enfermagem recebem roupas de uso hospitalar a fim de evitar a contaminação.

CORONAVIRUS- COVID-19

Quando devo fazer o teste? Quando apresentar sinais e sintomas como febre, tosse, dor de garganta, falta de paladar, falta de olfato, congestão nasal, dor no corpo e dificuldades de respirar.

Qual melhor momento? O período mais indicado para fazer o exame (teste rápido) é o oitavo dia do início dos sinais e sintomas e 72h após o desaparecimento dos sintomas. Esse é o momento ideal para fazer o teste, pois é o tempo que leva para os anticorpos começarem a ser reproduzidos.

Se aplicado antes desse período, quando o organismo não está produzindo anticorpos, o resultado pode dar falso negativo. O resultado negativo não exclui a presença da doença e é preciso seguir outras condutas médicas, além do isolamento.

Após o diagnóstico positivo para covid-19, os pacientes que apresentarem casos leves, sem necessidade de internação, são notificados ao isolamento domiciliar e são acompanhados pela equipe de Saúde, por contato telefônico, até o fim do período de isolamento domiciliar, que dura, em média, 14 dias.